Psicoterapia

Podemos buscar o recurso da psicoterapia quando desejamos melhor entender nossos sentimentos, o porquê de algumas reações ou comportamentos. Além das conhecidas depressão e ansiedade, a intervenção do psicoterapeuta é de grande importância também quando precisamos desenvolver habilidades sociais, como falar em público ou iniciar amizades; quando temos alterações de humor frequentes; quando temos dificuldades de relacionamento; dificuldades em tomar decisão; medos; repetição de comportamentos destrutivos; ciúmes excessivo; angústias; doenças e sintomas físicos sem causas médicas conhecidas; dificuldade de organizar a rotina; entre muitas outras situações que não caberiam aqui.
Além disso, a psicoterapia é uma modalidade da Psicologia que tem como objetivo auxiliar o indivíduo a lidar com seus conflitos internos, dificuldades emocionais e no autoconhecimento. Ela se destina à melhora de origem emocional e, consequentemente, à uma melhor qualidade de vida. Acreditamos que ao nos conhecer melhor podemos lidar de maneira mais adequada com o que acontece a nossa volta.
Essa modalidade é embasada em várias abordagens teóricas, fundamentadas por diversos autores, que dão sustentação à técnica utilizada por escolha de cada profissional.
É uma especialidade reconhecida pelo Conselho Federal de Psicologia (RESOLUÇÃO CFP no 013/2007).
O acompanhamento psicológico pode ser importante em qualquer faixa etária, dependendo da ocasião. Por exemplo: na compreensão de situações de luto, em comportamentos compulsivos, concomitante ao acompanhamento psiquiátrico para transtornos mentais, para lidar com o contexto de doenças crônicas ou agudas, para oscilações de humor, distúrbios de sono e etc…